Tipos de religião
RELIGIÕES E TIPOS DE SOCIEDADE
As ciências da religião tentam dividir as religiões em três
categorias, que de certa forma coincidem com três tipos distintos de
sociedade.
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ELIGIÕES PRIMAIS
São aquelas que os estudiosos costumavam chamar de
"religiões primitivas" e que se encontram, ou se encontravam, em
culturas ágrafas, entre os povos tribais da África, Ásia, América do
Norte e do Sul e Polinésia. A marca mais característica dessas
religiões é a crença numa miríade de forças, deuses e espíritos que
controlam a vida cotidiana. O culto aos antepassados e os ritos de
passagem desempenham um papel importante. A comunidade
religiosa não se separa da vida social, e o sacerdócio normalmente é
sinônimo de liderança política da tribo.
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ELIGIÕES NACIONAIS
Estas incluem grande número de religiões históricas que não
são mais praticadas: germânica, grega, egípcia e assírio-babilônica.
Hoje podemos encontrar vestígios delas, por exemplo, no xintoísmo
japonês.
É típico das religiões nacionais adotar o politeísmo, uma série
de deuses organizados num sistema de hierarquia e funções
especializadas. Elas têm também um sacerdócio permanente,
encarregado dos deveres rituais em templos construídos para esse fim.
Há sempre uma mitologia bem desenvolvida, o culto sacrificial é
básico, e os deuses é que escolhem o líder da nação (monarquia
sacra).
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S RELIGIÕES MUNDIAIS
As religiões mundiais pretendem ter uma validade mundial,
ou, em outras palavras, uma validade para todas as pessoas. São
para todos.
São conhecidas também como religiões universais.
A
principal característica das religiões universais surgidas no
Oriente Médio é o monoteísmo: elas têm um só Deus. Dá-se grande
peso à relação do indivíduo com Deus e à sua salvação. O papel do
sacrifício é bem menos proeminente nelas do que nas religiões
nacionais, ao passo que o da oração e da meditação é mais
importante. As religiões universais foram criadas por profetas
fundadores cujos nomes são conhecidos: Moisés, Buda, Lao-Tse,
Jesus, Maomé.
Por último, devemos ressaltar que os limites entre esses três
tipos de religião são fluidos. As religiões nacionais muitas vezes
constituem evoluções que acompanharam o desenvolvimento geral da
sociedade (ao passar de uma sociedade tribal para um Estado
nacional). Assim também, certas religiões mundiais emergiram de
religiões nacionais, como um protesto contra determinados aspectos
de seu culto e de suas concepções religiosas.