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Os 10 mandamentos.

Os 10 mandamentos.

                   

                         Os 10 mandamentos.

 

                                                           A 1º TABÚA

                                                                       Exodo 20:3,4

 

   Não faras para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há acima no céu, nem embaixo na terra, nem nas aguas debaixo da terra.

 

 A idolatria que hoje ameaça a igreja de Cristo, é tão nosciva quanto a que causou a ruina de Israel; o momento requer maior vigilancia e total compromisso com a palavra de Deus.

 

   " Não fazer imagen alguma do objeto de nossa adoraçao".

 

    E impossivel a criatura humana fazer uma representação superior a sua própria ideia, por isso lhe é impossivel representar dignamente a divindade, pois Deus há de ser infinitamente superior ao mais sublime pensamento. Os homens que tem feito imagens de seres indignos e os tem adorado, tornaram-se por isso, reprovados diante de Deus.

      O segundo mandamento refere-se a adoração que devemos render ao nosso Deus. Proibe-se faser imagens ou retratos da divindade em qualquer forma, ou para qualquer que seja o proposito, proibe-se o ato de adorar a qualquer criatura, imagem ou pintura; porém, o alcance espiritual deste mandamento vai muito mais além;

    Aqui se proibe todo tipo de superstição e invencões puramente humanas para a adoração a Deus.

   Tanto as esculturas como pinturas, quando vistas puramente como arte merecem a nossa analize e apreciação, o proprio Deus ordenou a Moisés que mandasse esculpir dois querubins de ouro na arca que estava dentro do tabernaculo no lugar santissimo. Há diferença esta entre "fabricar" e "adorar" (ou cultuar) a arte.

    Deus não pode consentir que divindades falsas meras imaginações e vaidades dos homens entrem em competiçao com sua pessoa, ele é soberano do universo e reina sobre tudo e todos, não há lugar para vaidades humanas, idolos são vaidade.

   A idolatria que hoje ameaça a igreja de Cristo, é tão nosciva quanto a que causou a ruina de Israel; o momento requer maior vigilancia e total compromisso com a palavra de Deus.

   Embora no meio evangelico não haja o uso de imagens de escultura e pinturas, tem se instalado no ceio da igreja uma grande onda com uma roupagem um tanto quanto camuflada, como culto ao dinheiro, exaltação de meros servos que por sua pregação e sinais realizados passão a ser divinizados, tem ainda algumas denominações que pregam o culto aos anjos.Há igrejas por ai que cultos inteiros ao favorecimento do enriquecimento material, tirando do cerne de suas mensagens o verdadeiro sentido do evangelho que é a salvação obtida pela fé em Cristo Jesus.

   São estas também formas de idolatria, não que os bens materiais e a riqueza seja nosciva a fé , mas, sim o amor e o exesso de cuidados em buscalos mais que a própria salvação.

 

      1Timoteo 6; 10 Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

 

   O sentido principal do culto é oferecer a Deus, e não somente receber Dele como muitos o pensam.


                                Mais afinal o que é a idolatria?

 

        O termo vem de duas palavras gregas, (Eidolóm), idolo, imagen de uma divindade pagã, e (latréia), serviços sagrados culto adoração; A idolatria é a forma pagã de adorar e servir a outros deuses e são praticas condenadas pela biblia no decálogo, e também no novo testamento.

 

         Exodô20: 4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

 

 5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

 

       1 Corintios10;14. Portanto, meus amados, fugi da idolatria.

 

       1 João 5:21 Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.

 

   Portanto idolatria é tudo aquilo que em nosso coração tira a primazia do amor há Deus, nossa devoção e Ele, e nosso sentimento de servi-lo.

    É idolatria por, Exemplo, o apergo exessivo que tem a uma pessoa ou objeto, desde que se esteja tomando o lugar de Deus em seu coração,

 

  COLOSSENSES 3:5 Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;

 

   A idolatria é obra da, ao relacionar as obras da carne, Paulo colóca a idolatria no mesmo nivel que estas,

 

  Galatas 5: 19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,

 

   20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,

 

  21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

 

   Portanto conseguinte, a idolatria é um pecado grosseiro e afronta ao Deus único e verdadeiro.

 

                                                       Idolos

 

 

     Os idolos são uma caracteristica especial da vida religiosa do paganismo, que sempre voltaram para uma vida idolatra.

    No Antigo Testamento as palavras que com mais frequencia são impregadas para designar idolos ou imagens são:

 

    1: (TRELEM) imagem, genesis 1:26;E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.... Ezequiel 16:17: E tomaste as tuas jóias de enfeite, que eu te dei do meu ouro e da minha prata, e fizeste imagens de homens, e te prostituíste com elas.Daniel 3:1 O REI Nabucodonosor fez uma Imagem de ouro, cuja altura era de sessenta côvados, e a sua largura de seis côvados; levantou-a no campo de Dura, na província de Babilônia.

 

   2: (Perel) imagem de escultura; Exodô 20:4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

 

   3: (Manekah) uma imagem de fundição; Exodô 32:4: E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.

 

  4: (Matstsebak) A pedra sagrada; Exodô 23:24; Não te inclinarás diante dos seus deuses, nem os servirás, nem farás conforme às suas obras; antes os destruirás totalmente, e quebrarás de todo as suas estátuas.2 Reis 3:2; E fez o que era mau aos olhos do SENHOR; porém não como seu pai, nem como sua mãe; porque tirou a estátua de Baal, que seu pai fizera.

 

  5: (Gillulin) significação incerta, mas provavelmente um termo de desprezo tão livremente empregado por Ezequiel tratando-se de idolos; Ezequiel 6:4; E serão assolados os vossos altares, e quebradas as vossas imagens do sol e derrubarei os vossos mortos, diante dos vossos ídolos.

 

 6: (Elil) igualmente termo de desprezo implicando provavelmente falta de poder; Salmos 96:5;

 

  Porque todos os deuses dos povos são ídolos, mas o SENHOR fez os céus.

 

  7: (Atsab) significando uma figura ou uma cama de dor; Salmos 115:4; Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.

 

 8:(Teraphim) deuses domesticos ou pessoais; Gênesis 31:19; E havendo Labão ido a tosquiar as suas ovelhas, furtou Raquel os ídolos que seu pai tinha.

   Os idolos eram em alguns casos feitos inteiramente e em partes de prata ou ouro.

 

Uma outra forma muito comum de idolatria é a mariolatria ; o termo mariolatria vem de maria, forma grega do nome, Miryân, (Miriã), e de latréia. A mariolatria é o culto ou adoração de Maria, estabelecido pelo catolicismo Romano ao longo dos seculos, hoje uma das praticas mais comuns do catolicismo, tendo grandes centros de peregrinação pelo mundo, e principalmente em nosso pais na cidade de aparecida do norte, a mariolatria é uma das formas de idolatria mais noscivas pois esta infiltrada diretamente no cristianismo acidental catolico romano, e que tem segado o entendimento de muitos, prendendo-os em uma malha de tradicionalismo e em alguns casos de fanatismo religioso impedindo a chegada do pleno conhecimento da verdade do evangelho ao coração destes pequeninos; consagremo-nos e oremos pela libertação e salvação de tantos deste laço, se disponha a Deus a levar o evangelho a esta multidão de ovelhas desgarradas.

 

    A mariolatria tem suas raizes em um passado longinquo tendo evoluido ao passar do tempo, migrando de nomes e roupagens diferentes e se adaptando aos tempos epocas e culturas. Veremos agora uma pequena historia desta mutação sincretista.

 

                                     Sincretismo; definição.

 

   Sincretismo (do grego συγκρητισμός, originalmente "coalização dos cretences", composto de σύν "com, junto" e Κρήτη "Creta") é uma fusão de doutrinas de diversas origens, seja na esfera das crenças religiosa, seja nas filosóficas,

 

   Na historia das religiões, o sincretismo é uma fusão de concepções religiosas diferentes ou a influência exercida por uma religião nas práticas de uma outra.

  Basicamente, o sincretismo ocorria devido coalizão de duas culturas que entravam em choque depois de uma invasão onde o vencedor impunha a força sua cultura e religião tornando seu deus como o deus supremo. Devido a vitoria sobre os inimigos, dizia-se que o deus da nação vencedora era o deus que havia triunfado e dai partia a obrigação sobre os derrotados em adorar ao deus vencedor. Um grande esforço era imposto sobre a nação derrotada para que o deus da mesma viesse a cair no esquecimento, suas imagens eram destruidas, seus templos incendiados escritos sagrados eram queimados, mas de alguma forma eles preservavam alguns resquissos da antiga religião, adorandos seus antigos deuse de forma camuflada e ai que se iniciava um sincretismo, ou coalizão cultural em que se era absorvida parte da cultura, língua e crenças,de ambas.

  Também, havia outra forma de se dar uma missigenação sincretica, através da influencia socioeconomica exercida por reino que tivesse uma maior influência, logo sua língua, cultura, costumes e crenças eram absorvidas pelas demais.

 

  A historia do desenvolvimento sincretico da deusa começa desde as regiões mesopotamicas que englobava desde o Egito a Babilonia.

 

  As religiões do Egito e da Babilonia, como outras regiões antigas, foram originalmente culto a fecundidade. A terra era feminina; o sol, masculino. O touro era considerado, em geral, como encarnação da fertilidade viril, sendo comuns os deuses-touro. Na Babilonia, Ishtar a deusa da terra , era a mais alta das divindades femininas. Em toda a Asia Ocidental, a grande mãe era adorada sob vários nomes. Quando colonizadores gregos da asia Menor fundaram templos em sua honra, chamaram-na Artemis e adotaram o culto existente. Esta é a origem da "Diana dos Éfesos".O cristianismo catolico transformou-a na virgem Maria, e um concilio em Éfeso, legitimou o titulo de "mãe de Deus" aplicado a nossa senhora. No caso do cristianismo não foi diferente visto, logo que a religião cristã se tornou a religião oficial do imperio Romano atraves do imperador Constantino o Grande, que na ocasião era o poder mundial vigente, a religião foi imposta por obrigação e não por conversão, dai em diante começa a infiltração das ritos e cultos aos deuses pagães na religião cristã.

   Roma, tinha uma religião forte e politeista, com um vasto panteão, que já vinha de uma forte influencia da religião grega, e como já era de se esperar o mesmo acabou acontecendo com a nova religião que se iniciava no reino.

   As duas maiores marcas deixadas pela religião pagã no cristinismo Romano foram, o marianismo, e o culto a imagens, marcas que até hoje são fortes e visiveis.

 

   Senhora dos animais, Ishtar, Artemis, Diana, Virgem Maria, Nossa Senhora.....

 

 de onde vem .

 

"...todos unanimemente ­levantaram a voz, ­clamando por espaço de quase duas horas: Grande é a Diana dos efésios" (At 19.34)

 

 Em dado momento, abrem-se par em par as portas de cipreste do templo. As multidões que convergiam de todas as partes da Ásia Menor, da Galácia, da Capadócia, da Macedônia e da Acaia, tanto sãos como enfermos, aleijados com as suas muletas, cegos guiados por crianças, paralíticos carregados em padiolas, se comprimem entre as colunas fronteiras à fachada. Todos esperam o momento de erguer-se o véu da deusa.

 

  "Um longo clangor de trombeta, um rápido estrurgir de tambores e, em seguida, um intervalo de silêncio. Uma nuvem de incenso paira na praça. Dentro e fora do templo os fiéis se prosternam retendo o fôlego. O véu de seda é lentamente retirado. Sobre o pedestal de mármore negro, cercado de misteriosos hieróglifos indecifráveis, ergue-se a deusa Diana de Éfeso, que Apolo enviou do céu à terra.

 

  "No momento em que foi desvendado, um brado comovido se propagou do salão para o pórtico e do pórtico para a praça, onde milhares de fiéis estavam prostrados em terra.

 

  - Viva a grande Diana dos efésios!

 

  "Um êxtase de esperança e de temor dominou a multidão que se quedou de olhos fechados, lábios contraídos e frontes a se tocarem uma nas outras... Levantando-se então os fiéis seguiram de roldão para as portas do templo. Os cegos, os coxos e os enfermos avançavam como podiam, com os pés ou de rastos, em direção à deusa que não viam, amparando-se uns aos outros e gritando suas orações. Aqui e ali vozes delirantes soavam:

 

  – Milagre! Milagre! O coxo está caminhando! O enfermo desceu da cama!

 

 "A esses brados saía do templo um grupo de sacerdotes e, atravessando a multidão, eles reuniam as muletas jogadas fora, para pendurá-las como troféus nas paredes do templo, em homenagem à grande deusa Diana".1

 

  Com essas palavras, o escritor judeu-cristão polonês, Sholem Asch, descreveu o culto à deusa Diana, tão popular na região da Ásia Menor, nos primórdios da Era Cristã. Como podemos conferir, qualquer semelhança com os cultos modernos às chamadas "Nossas Senhoras" não é mera coincidência, mas perpetuação de uma milenar tradição de culto a deusas, hoje disfarçada com matiz cristã. E não estamos falando de uma pequena seita obscura, existente em algum povo atrasado em um país exótico, mas de uma religião que possui milhões de adeptos, com uma força de devoção que chega à beira da loucura: o "marianismo".

 

 E não é preciso ser teólogo para perceber isso. Qualquer conhecedor de História pode constatar. Em uma revista de circulação nacional foi publicada uma matéria com o título: "No princípio, eram as deusas". O texto se desenvolve da seguinte forma: "As deusas só foram destronadas com o advento das religiões monoteístas, que admitem um só deus, masculino. Com a difusão do cristianismo, as antigas deusas são banidas do imaginário popular. No Ocidente, algumas acabaram associadas à Virgem Maria, mãe do Deus dos cristãos, outras se transformaram em santas... Nos primeiros séculos cristãos, Ísis passou a ser identificada com Maria". O historiador Will Durant em sua História da Civilização diz: "O povo adorava-a (Isis) com especial ternura e erguia-lhe imagens, consideravam-na Mãe de Deus; seus tonsurados sacerdotes exaltavam-na em sonoros cantos...e mostravam-na num estábulo, amamentando um bebê miraculosamente concebido...Os primitivos cristãos muitas vezes se curvavam diante das estátuas de Ísis com o pequeno Hórus ao seio, vendo nelas outra forma do velho e nobre mito pelo qual a mulher , criando todas as coisas, tornou-se por fim a Mãe de Deus (grifo do autor) 2 ".


                                             Status de deusa

 

   O paganismo não se conformou em ficar sem suas deusas. Assumindo características culturais e étnicas de cada nação, o culto à deusa Maria foi se adaptando à devoção popular com uma versatilidade incrível. Desde suntuosos santuários até silhuetas em vidros e grãos de milho, inúmeras aparições no mundo inteiro dão status de deusa a estas supostas aparições, incorporando-as ao acervo popular de inúmeras nações.

 

   No Brasil, a chamada "Senhora Aparecida" possui traços raciais negros e seu culto está muito ligado à cultura afro. Seu santuário, na cidade de Aparecida, chega a receber 6,5 milhões de visitantes por ano. Em Portugal, a deusa Maria, conhecida como "Senhora de Fátima", assume características raciais européias, bem como a "Senhora de Lourdes", na França. Elas recebem, respectivamente, cerca de 4,2 milhões e 5,5 milhões de visitas por ano. Entre outras divindades nacionais, ainda podemos citar a "Senhora de Guadalupe", no México, e a "Senhora da Estrela da Manhã", no Japão.

 

 Não é óbvio presumirmos que as antigas divindades tutelares reverenciadas no passado apenas mudaram de nome? Diana para os efésios, Nun para os ninivitas, Ishtar para os babilônios, Kali para os hindus e, assim, continuam sendo cultuadas por meio de um pseudocristianismo.

 

  Além de divindades nacionais, o marianismo assume características ­regionais e funcionais, asse­nhoreando-se de cidades e regiões, assumindo diferentes nomes e funções. Assim, temos no Brasil a "Nossa Senhora do Monte Serrat", "Nossa Senhora do Rosário", "Nossa Senhora das Dores", "Nossa Senhora das Graças" e "Nossa Senhora do Parto", entre outras. Na verdade, muito do que as estatísticas chamam de cristãos não passam de grosseiros pagãos, aprisionados por superstições e servindo a falsos deuses.

 

 Curiosa é a descrição da deusa Diana feita por R.N. Champlin. Esse renomado teólogo diz que a deusa Diana e a deusa Maria se confundem, o que torna difícil encontrar a diferença entre a "Diana dos efésios" e a "Maria dos efésios". Em 431 d.C., a idolatria tornava a entrar pela porta de onde saíra: "Em Éfeso ela recebeu as mais altas honrarias. De acordo com uma inscrição existente no local, ela trazia estes títulos: Grande Mãe da Natureza, Patrocinadora dos Banquetes, Protetora dos Suplicantes, Governanta, Santíssima, Nossa Senhora, Rainha, a Grande, Primeira Líder, Ouvidora..."2 (grifo do autor). A ascensão de Maria

 

  Segundo o catolicismo, "finalmente, a Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste. E para que mais plenamente estivesse conforme a seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte, foi exaltada pelo Senhor como Rainha do universo. A assunção da Virgem Maria é uma participação singular na ressurreição de seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos".3

  Qualquer conhecedor das Escrituras fica aborrecido ­diante de tamanha distorção. A humilde camponesa de Belém, que singelamente aceitou sua missão de ser a mãe de Jesus, foi, ao longo dos séculos, transformada em uma divindade pagã.

 

  Em toda a Bíblia, a figura de Maria não recebe qualquer posição especial com relação a Jesus ou ao plano de salvação:

 

  • Jesus não a chamava de mãe, mas de mulher (Jo 4.4; 19.26);

 

  • Aos que a definiram como sua mãe Ele fez questão de mostrar que seus familiares são os seus seguidores (Mt 12.46-50);

 

  • Quando quiseram atribuir alguma honra a Maria pelo fato de ter dado à luz a Jesus, Ele fez questão de mostrar que há honra maior em obedecer a Deus (Lc 11.27-28);

 

  • Nenhum dos apóstolos fez qualquer menção a ela, seja Paulo, Pedro, Tiago, João ou Judas.

 

  Mas quando olhamos para o marianismo, não vemos apenas uma ascensão física, mas uma ascensão de importância que vem, através dos séculos, transformando a mãe de Jesus na figura central do Catolicismo e, conseqüentemente, da fé popular.

 

  Como isso foi possível? Como a Igreja Católica pôde transformar uma figura que não recebeu nenhum destaque no Novo Testamento na peça mais importante de sua religião? Como essa igreja conseguiu, em nome do Cristianismo, desobedecer ao mandamento tão claro: "Não terás outros deuses diante de mim?" (Êx 20.3). A tolerância, no entanto, é uma faca de dois gumes que, se exagerada, pode permitir que uma virgem se torne uma meretriz: "Mas tenho contra ti que toleras a Jezabel, mulher que se diz profetisa. Com o seu ensino ela engana os meus servos, seduzindo-os a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas aos ídolos" (Ap 2.20). Quando os verdadeiros crentes precisaram tomar uma atitude mais severa, eles se calaram e a conseqüência disso foi a forte idolatria que se camuflou com o título de cristianismo. Assim, com o passar dos anos Maria foi acumulando títulos, adquirindo mais prestígio do que a própria Trindade.

   Além da conhecida designação de "Nossa Senhora", ela recebeu outras nomeações, como Medianeira, Imaculada (sem pecado), Mãe dos Homens, Mãe da Igreja, Rainha dos Céus, Co-redentora etc. A força de seu culto supera qualquer outro movimento dentro do Catolicismo.


                              A mariolatria continua maisforte do que nunca

 

  A devoção às deusas do catolicismo cresceu nas últimas décadas e continua crescendo. Por meio de abaixo-assinado na internet para pressionar o papa João Paulo II a conceder a Maria de Nazaré o que os católicos chamam de "Quinto Dogma", cinco milhões de assinaturas já foram levantadas. O "Quinto Dogma", título oficial de co-redentora da humanidade, confere à santa a posição de quarta pessoa da Trindade.

 

  O movimento que busca essa "conquista" chama-se Vox Populi Mariae Mediatrice e é liderado pelo "teólogo" Mark Miravalle, professor da Universidade Franciscana de Steubenville, no estado de Ohio, EUA. Pelo menos 500 bispos e 42 cardeais já assinaram o abaixo-assinado, conforme matéria publicada pela revista Tudo em setembro de 2001.

 

  O papa atual foi e é um dos grandes fomentadores desse culto idólatra. O lema de seu brasão de pontificado, Totus tuus, significa sua entrega total a Maria. Sua primeira viagem, 13 dias após a eleição, foi a um santuário mariano nas proximidades de Roma. Desde então, o papa não perde a oportunidade de reafirmar seu culto à mãe de Jesus e de lembrar que foi "Nossa Senhora de Fátima" quem o salvou do atentado a tiros que sofreu em 1981.

 

  No século XX, foram registradas em todo o mundo cerca de 200 supostas aparições da virgem Maria. Os dogmas da imaculada conceição e da assunção de Maria, proclamados no século XIX, colaboraram para todo esse entusiasmo.

 

  Lamentamos o fato de que a humilde Maria não tem nenhuma culpa em toda essa idolatria cometida em seu nome. Com certeza, as rezas, os cânticos, os sacrifícios e as promessas não vão para ela que, assim como os demais servos do Senhor, também está aguardando a ressurreição dos mortos. A história do concílio de Éfeso

 

  O concílio de Éfeso não instituiu a adoração a Maria, apenas sancionou-a. Até então se tratava de um sentimento religioso popular. Depois disso, passou a ser matéria teológica. Pior que uma prática idólatra permitida é uma prática idólatra teologicamente defendida. E foi justamente isso que esse concílio significou para o cristianismo: o passaporte de entrada da deusa Diana para dentro da Igreja Cristã.

 

  Hoje, fala-se muito do concílio de Éfeso como "uma questão cristológica". O que estava em jogo não era se Maria deveria ser chamada de mãe de Deus ou não, mas se o Filho nascido dela possuía apenas a natureza humana ou as duas naturezas: a humana e a divina. O resultado positivo foi o estabelecimento da natureza hipostática de Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

 

  Mas a deturpação veio de carona. Todo o ambiente que cercou esse Concílio foi repleto de intrigas, corrupções, ódios e idolatria, mais especificamente idolatria mariana. O historiador Edward Gibbon referiu-se ao concílio de Éfeso como um "tumulto episcopal, que na distância de treze séculos assumiu o venerável aspecto de Terceiro Concílio Ecumênico".4

 

  Nestor, patriarca de Constantinopla, se recusava a conferir o título de "Mãe de Deus" a Maria. "Na Síria, a escola de Nestor tinha sido ensinada a rejeitar a confusão das duas naturezas, e suavemente distinguir a humanidade de seu mestre Cristo da divindade do Senhor Jesus. A bendita virgem era honrada como a mãe do Cristo, mas os seus ouvidos foram ofendidos com o irrefletido e recente título de Mãe de Deus, que tinha sido insensivelmente adotado desde a controvérsia ariana. Do púlpito de Constantinopla, um amigo do patriarca e depois o próprio patriarca, repetidamente pregou contra o uso, ou o abuso, de uma palavra desconhecida pelos apóstolos, não autorizada pela igreja, e que apenas tendia a alarmar os tímidos", diz Gibbon (grifo do autor).

 

  Cirilo, então bispo de Alexandria, acusou-o de heresia e tratou rapidamente de convencer Celestino, bispo de Roma, de seu ponto de vista. Para resolver a questão, foi então decidido um Concílio Universal, sediado na cidade de Éfeso, na Ásia Menor, que ficaria acessível tanto por mar quanto por terra, para ambas as partes conflitantes.

 

  Cirilo usou todos os artifícios para persuadir o povo a tomar seu partido. Vejamos o que disse Gibbon a respeito: "O despótico primado da Ásia (Cirilo) dispôs prontamente de trinta a quarenta votos episcopais: uma multidão de camponeses e os escravos da Igreja foram derramados na cidade para sustentar com barulhos e clamores um argumento metafísico; e o povo zelosamente afirmou a honra da Virgem, de quem o corpo repousava dentro dos muros de Éfeso. O navio que havia transportado Cirilo de Alexandria foi carregado com as riquezas do Egito; e ele desembarcou um numeroso corpo de marinheiros, escravos e fanáticos, aliciados com cega obediência sob a bandeira de São Marcos e a mãe de Deus. Os pais e ainda os guardas do concílio estavam receosos devido àquele desfile esplendoroso de roupas guerreiras; os adversários de Cirilo e Maria foram insultados nas ruas ou destratados em suas casas; sua eloqüência e liberalidade fizeram um acréscimo diário ao número de seu aderentes...

 

  "Impaciente com uma demora que ele estigmatizou como voluntária e culpável, Cirilo anunciou a abertura do Sínodo dezesseis dias após a Festa do Pentecoste. A sentença, maliciosamente escrita para o novo Judas (isto é, Nestor), foi afixada e proclamada nas ruas de Éfeso: os cansados prelados, assim que publicaram para a igreja com respeito à mãe de Deus, foram saudados como campeões, e sua vitória foi comemorada com luzes, cantos e tumultos noturnos.

 

  "No quinto dia, o triunfo foi obscurecido pela chegada e indignação dos bispos orientais (do partido de Nestor). Em um cômodo da pensão, antes que ele tivesse limpado o pó de seus pés, João de Antioquia tinha dado audiência para Candidian, ministro imperial, que relatou seus infrutuosos esforços para impedir ou anular a violenta pressa dos egípcios. Com igual violência e rapidez, o Sínodo Oriental de cinqüenta bispos degradou Cirilo e Memnon de suas honras episcopais; condenou, em doze anátemas, o mais puro veneno da heresia apolinária; e descreveu o primado alexandrino (Cirilo) como um monstro, nascido e educado para a destruição da igreja.

 

  "Pela vigilância de Memnon, as igrejas foram fechadas contra eles, e uma forte guarnição foi colocada na catedral. As tropas, sob o comando de Candidian, avançaram para o assalto; as sentinelas foram cercadas e mortas à espada, mas o lugar era inexpugnável; os sitiantes retiraram-se; sua retirada foi perseguida por um vigoroso grupo; eles perderam seus cavalos e muitos soldados foram perigosamente feridos com paus e pedras. Éfeso, a cidade da virgem, foi profanada com ódio e clamor, com sedição e sangue; o sínodo rival lançou maldições e excomunhões de sua máquina espiritual; e a corte de Teodósio ficou perplexa pelas narrativas diferentes e contraditórias dos partidos da Síria e do Egito. Durante um período tumultuado de três meses o imperador tentou todos os meios, exceto o mais eficaz, isto é, a indiferença e o desprezo, para reconciliar esta disputa teológica. Ele tentou remover ou intimar os líderes por uma sentença comum de absolvição ou de condenação; ele investiu seus representantes em Éfeso com amplos poderes e força militar; ele escolheu de ambos os partidos oito deputados para uma suave e livre conferência nas vizinhanças da capital, longe do contagioso frenesi popular.

 

  "Mas os orientais se recusaram a ceder e os católicos, orgulhosos de seu número e de seus aliados latinos, rejeitaram todos os termos de união e tolerância. A paciência do manso imperador Teodósio foi provocada, e ele dissolveu, irado, este tumulto episcopal, que na distância de treze séculos assumiu o venerável aspecto de Terceiro Concílio Ecumênico. ‘Deus é minha testemunha', disse o piedoso príncipe, ‘que eu não sou o autor desta confusão. Sua providência discernirá e punirá o culpado. Voltem para suas províncias, e possam suas virtudes privadas reparar o erro e o escândalo deste encontro'. "(...) os abades Dalmácio e Êutico tinham devotado seu zelo à causa de Cirilo, o adorador de Maria, e à unidade de Cristo. Desde o primeiro momento de sua vida monástica eles nunca tinham se misturado com o mundo ou pisado no chão profano da cidade. Mas neste terrível momento de perigo para a igreja, seus votos foram superarados por um mais sublime e indispensável dever. À frente de uma ordem de eremitas e monges, carregando archotes em suas mãos e cantando hinos à mãe de Deus, eles foram de seus mosteiros ao palácio do imperador"5 (grifo do autor).

 

  Longe de ser uma disputa teológica, na qual a Palavra de Deus era o padrão da verdade, essa foi uma guerra política, ocasião em que Maria foi proclamada a "mãe de Deus", iniciando uma ascensão que fez dela a deusa que é hoje.

 

  Nem todas as sutilezas teológicas produzidas pelo catolicismo terão poder de inocentar os milhões apri-sionados na idolatria mariana. Nenhum longo tratado, nenhuma citação da patrística e nenhuma alegação da tradição serão suficientes para apagar dessas almas manchadas o envolvimento com essas entidades que se intitulam "Senhoras". São mais de quinze séculos de práticas pagãs, justificadas por argumentos ilegítimos, tentando tornar aceitável o inaceitável.

 

  Mas o fundamento de Deus permanece. "Não terás outros deuses diante de mim", diz o Senhor. E muito menos deusas!

 

                                                         No Brasil

 

   No Brasil, o sincretismo é um fenômeno bastante comum, mas é especialmente relevante na Bahia, onde buscou-se adaptar nas crenças de religiões tradicionais africanas os rituais da fé Católica, religião predominante no Brasil. Segundo José Beniste, "valeu como poderosa arma para os negros manterem suas tradições. Sem isso, provavelmente, nem mesmo teriam podido manter os traços religiosos que ainda hoje se conservam".

 

  Reginaldo Prandi, 2002, escreve: "Para se viver no Brasil, mesmo sendo escravo, e principalmente depois, sendo negro livre, era indispensável, antes de mais nada, ser católico. Por isso, os negros no Brasil que cultuavam as religiões africanas dos orixás, voduns e inquices se diziam católicos e se comportavam como tais. Além dos rituais de seus ancestrais, freqüentavam também os ritos católicos. Continuaram sendo e se dizendo católicos, mesmo com o advento da República, quando o catolicismo perdeu a condição de religião oficial."

 

  Há antropólogos que insistem que a assimilação Santo/Orixá era aparente e, inicialmente, serviu para encobrir a verdadeira devoção aos Orixá, pois no caso dos cânticos, eram efetuados em língua natural dos escravos e que ninguém entendia.

 

  Um fato histórico que pode opor-se a este pensamento é a criação das confraria de negros (p.ex., a Irmandade Nossa Senhora do Rosario dos Homens Pretos, na Bahia) totalmente composta por negros. Os negros haviam realmente se convertido ao Cristianismo e não eram apenas uma fachada.

 

  No Sermão XIV, pregado aos pretos de uma Irmandade do Rosário, em 1633, o padre Antonio Vieira faz um lamento em favor da escravidão: "Oh, se a gente preta tirada das brenhas da sua Etiópia, e passada ao Brasil, conhecera bem quanto deve a Deus, e a sua Santíssima Mãe por este que pode parecer desterro, cativeiro e desgraça, e não é senão milagre, e grande milagre!" (Vieira, 1954: 26-27).

 

                                                   História recente

 

   Se na antiguidade brasileira o fenômeno ocorreu entre as duas religiões em competição, no início do século passado, ainda na Bahia, ele se desenvolveu de forma mais silenciosa. A adaptação desta vez conectou o conhecimento ortodoxo ou profano ao secreto a partir da promoção do esclarecimento e do estudo metafísico. O início exato foi no ano de 1905, com a fundação da loja teosófica Alcyone por Henrique José de Souza - precursor da Teosofia Brasileira e ícone do Ocultismo. Décadas depois, este movimento se espalhou pelo Brasil e pelo mundo através da Sociedade Mental e Espiritualista Dhâranâ, posteriormente chamada de Sociedade Teosófica Brasileira e atualmente conhecida como Sociedade Brasileira de Eubiose.

 

                             Sincretismo Religioso Católico-Germânico

 

   Durante o periodo de decadência de Roma, os germânicos começaram a entrar em seus territórios, de forma pacífica (e armada) misturando as culturas (cristã romana com a mitologia germânica). Roma se tornara cristã em certo tempo e tentou cristianizar os germânicos, mas estes estavam muito ligados com sua cultura local.